quarta-feira, 27 de abril de 2011

Layout novo e Câmeras Polaroid !




Fiz um layout novo para o blog, não gostava muito daquele com jujubas, coloquei no fundo um tecido floral, e usei a polaroid como inspiração , e coloquei esse efeito galaxy. Adorei, e achei beem melhor que o antigo. Como a inspiração pra esse layout foi na câmera Polaroid (repararam na minha foto, estilo instantânea do lado esquerdo?), vou falar um pouco sobre ela nessa post.



Sempre fiquei curiosa pra saber como essas câmeras funcionam ! Quem quando era pequeno nunca foi a uma festa de aniversário onde sempre tinha aquele pai coruja com uma câmera dessas, ou um fotógrafo contratado que tirava fotos das crianças e depois entregava a elas? Eu ficava impressionada como a imagem aparecia do nada naquele fundo preto bem diante dos meus olhos.




A tecnologia das câmeras polaroid que produzem fotos instantâneas foi inventada por Edwin Land a data exata foi dificil de achar, algumas fontes diziam ter sido em 1937, outras em 1947, e outras ainda dizem que o método foi patenteado em 1929, ele foi o fundador da Polaroid Corporation.



Como funciona?
O filme instantâneo é igual ao utilizado em câmeras convencionais, mas com alguns elementos extras.
A idéia básica do filme é capturar padrões de luz usando produtos químicos especiais. A câmera expõe rapidamente o filme à luz presente em um cenário (normalmente por uma pequena fração de segundo), e onde a luz atinge o filme, inicia-se um processo de reação química.
Para transformar isso em uma fotografia, você precisa revelar o filme utilizando mais produtos químicos. Um químico revelador transforma as partículas expostas em prata metálica. O filme é então tratado com três diferentes reveladores de cor contendo fixadores: ciano, magenta e amarelo.
O processo de revelação da câmera de filme instantâneo combina as cores da mesma maneira que um filme de rolo comum, mas os produtos químicos responsáveis pela revelação já estão no próprio filme.
Ocorre também o fenômeno de polarização da luz, daí o nome Polaroid.




Fim e Recomeço
Em 2008 a Polaroid anuncionou o fim da produção e distribuição das câmeras e filmes instântaneos, devido a não terem conseguido competir com a entrada das câmeras digitais no mercado.
No mesmo dia em que a Polapremium anunciou o fechamento da fábrica da Polaroid na Holanda e a descontinuação da produção dos filmes instantâneos foi criado o "The Impossible Project". Ex-executivos da empresa e alguns fâs da fotografia instantânea se uniram em torno do desafio de inventar um produto que tivesse as mesmas características da Polaroid e competitividade no mercado. A empresa concede ao grupo financiamento para qeu eles continuem a produção de filmes.





Um ano depois, a Polaroid lançou a Polaroid PoGo que é uma câmera digital que também imprime as fotos (também tem a versão que é só uma impressora portátil). Essa câmera tem a vantagem de permitir escolher o que se quer ou não imprimir, e mesmo depois que a foto é impressa, uma cópia continua guardada na memória da câmera. Essa tecnologia NÃO USA TINTA ! Isso foi o que mais me impressionou, o papel de impressão possue cristais incolores, que são ativados pelo calor e produzem as cores, isso mesmo, fotos reveladas pelo calor !

No ano seguinte, a Polaroid anuncia uma parceria com ninguém menos que Lady Gaga



(lembram do clipe Telephone onde ela usa uma Polaroid clássica pra tirar uma foto da Beyoncé?)

Lady Gaga, em carne e osso, anunciou três novos aparelhos nos estandes da Polaroid na CES(Consumer Eletronics Show) em 2011, em Las Vegas. A linha se chama Grey Label e visa trazer a empresa de volta às origens, depois de anos amargos e uma quase falência.

Esses são os três lançamentos da Polaroid com parceria da Lady Gaga !

1. GL10 Instant Mobile Printer



A impressora dispensa o uso de cartuchos, toners, jatos de cera e fitas, o produto é considerado ambientalmente responsável. (utiliza aquela tecnologia ZYNK "Zero Ink" que imprime pelo calor)

2. GL30 Instant Digital Camera

Em poucas palavras, é a nova câmera instantânea da Polaroid. Com visual retrô, ela utiliza a tecnologia ZYNK Zero Ink (imprime pelo calor)
Esse foi o lançamento que eu mais gostei, ele relembra as câmeras antigas da Polaroid, ainda não é tão bonito quanto, mas acho legal eles terem aproveitado o charme e a personalidade dessa marca.


3. GL20 Camera Glasses


Definitivamente é o lançamento mais inovador, e bem a cara da diva né? Esse óculos possui telas LCD e exibe as fotografias capturadas pelos usuários da câmera. Sendo assim, ao tirar uma fotografia, é possível enviá-la diretamente para as telas do óculos para que outras pessoas possam vê-las.




Eu adoro o ar retro que as câmeras Polaroid possuiam, e de certo modo me lembra minha infância. As minhas preferidas infelizmente não são mais produzidas, e são quase relíquias. Queria muito ter uma, talvez só por ter mesmo, porque além de ser complicado de achar o filme para essa câmera, ele deve ser caro ! Eu acho que a empresa deveria reforçar cada vez mais sua personalidade, e não abandonar a fotografia instantânea. E ai, o que vocês acham, gostaram mais dos lançamentos, ou dos produtos clássicos da marca?

5 comentários:

  1. Legal este assunto, o único problema é que as fotos depois ficavam amareladas, mas com certeza a polaroid inovou!

    ResponderExcluir
  2. gostei do post!
    ficou bem legal tê! :D

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, muuuito legal e interessante.
    Parabéns :)

    ResponderExcluir
  4. ah, amei esse seu post *-*, fazia bastante tempo que não passava por aqui rs .. cheguei a encontrar esse modelo, da primeira foto lá na augusta, mas acabei nem comprando .. sabe como é né, a grana rs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...