terça-feira, 4 de maio de 2010

lomografia? WHAAAAT?

Desconhecida de muitas pessoas , segundo nosso querido Wikipédia a Lomografia é um fenômeno fotográfico com sensibilidade elevada e capaz de captar muita cor, sem necessitar de Flash e sem deformação. Ótimo né? O processo consiste no recebimento contínuo de luz que é feito através do sistema de exposição automático, que chega a durar 30 segundos(tá isso eu colei do Wikipédia, é muito técnico pra mim) . As câmeras lomográficas são das antigas (ou seja, analógicas), você tem que colocar filme, não vai poder visualizar a foto que acabou de tirar, não vai poder apagar se estiver ruim, esqueça todas essas artimanhas modernas de captação de imagens, se você quiser tentar a lomografia, vai se dar ao trabalho de levar suas fotos pra revelar, esqueça de cabo USB ou cartões de memória e todas as tralhas que equipam sua super cybershot de 500 mega pixels.É bem nessa característica antiquada onde mora uma das coisas mais legais da lomografia, tudo feito às antigas, com filme e revelação. As fotos acabam se tornando uma surpresa, já que você não pode visualizá-la e por conseqüência acaba saindo muito mais espontânea. Por ela ter aquele recebimento de luz contínuo que o Wikipédia fez o favor de me informar, as fotos acabam saindo com um colorido diferente, inocente , quase mágico, foi isso o que mais me atraiu na Lomografia, tem um ar de sonho, de Alice In Wonderland que me deixa babando.

Como dá pra ver nas imagens, elas realmente parecem ter sido editadas, com algum efeito retro, mas NÃO . Apesar de esse tipo de efeito poder ser também alcançado pela edição não é a mesma coisa, na lomo fica muito mais real, e cada fotografia desse tipo é única, com a edição podemos repetir um mesmo efeito inúmeras vezes em fotos diferentes, isso não acontece aqui. A Lomo consiste em fotografar ao acaso, sem preocupação com foco ou enquadramento o que tornar tudo bem mais fácil e divertido.


A Lomografia nasceu na Guerra Fria, na antiga URSS quando o General Petrowitsch Kornitzky após se encantar com uma máquina fotográfica japonesa (sempre os asiáticos não?) , pequena, muito resistente e com lentes de ótima qualidade ordenou ao diretor da empresa LOMO a produção em larga escala de máquinas pequenas, robustas baratas e fáceis de usar. Assim surgiu a Lomo Kompact Automat que serviu como propagando do modo de vida soviético.

Mas a Lomografia começou a se tonar um estilo de vida realmente, quando dois caras vienenses descobriram a Lomo e sem mais nada pra fazer, começaram a fotografar tudo que viam pela frente . Impressionados com a qualidade , a cor e os efeitos alcançados com a câmera, difundiram a Lomografia que vem se popularizando cada vez mais.

Um efeito que me impressionou MUITO foi o de Longa exposição, achei imagens fantásticas e muito criativas, como essa do arco-íris. Uma explicadinha rápida para os leigos como eu: O “obturador” controla o abre e fecha da luz que incide sobre o filme. Quando pressionamos o botão para fotografar, o obturador se abre permitindo a passagem da luz formando assim a imagem. Quanto mais longo for o tempo que pressionarmos o botão, se a máquina tiver este recurso mais luz alcançará o filme ou o sensor. Isso torna possível fazer desenhos com qualquer tipo de luz, neon, lanternas, faróis de carro e etc.



As câmeras lomográficas, por serem analógicas tem um preço bem acessível, algumas mais caras mas nenhuma se compara ao preço de uma câmera digital, todas são coloridas e divertidíssimas e algumas totalmente retro com a Lubitel . Elas são tão encantadoras quanto as fotos em si. Aqui estão alguns dos modelos mais divertidos que achei. Cada um tem uma função mais específica .

Pesquisei lojas que vendem máquinas lomográficas aqui no Brasil, e achei a loja Toy Câmera que vende acessórios como lentes, flashs e filtros, e tem todos os tipos de Lomos.

Outra Loja, muito completa em produtos para lomografia é a Lomografy.com mas essa, não é nacional então se você quiser algum produto dela, ja sabe, vai ter que importar. Mas vale a pena devido a seu acervo de acessórios e câmeras que é extenso, se estiver procurando mais opções é o melhor lugar online.



Dentre as câmeras que mostrei, uma categoria que chama atenção é a das Action Sampler que possuem duas ou mais lentes, muitas vezes 4 lentes no total, elas tiram fotos seguidas, isso faz com que as fotos saiam lembrando muito uma história em quadrinhos, se o objeto a ser fotografado está em movimento, é possível ver o deslocamento dele nos quadrinhos o que é ainda melhor. Eu particularmente achei bem divertido, e estou pensando seriamente em encomendar uma dessas na Toy Câmera.

Como todo estilo de vida, a Lomografia tem suas regras,são 10 no total e foram criadas pelos amantes dessa técnica elas incluem as coisas que você deve fazer ou não.

1° Leve a sua Lomo onde você for.

Qualquer lugar pode ser propício pra uma boa foto, o lugar mais simples, que você julga mais sem graça, pode mudar totalmente diante da lente da sua lomo. Sem dizer, que evita aqueles momentos onde você vê uma das paisagens mais lindas, algo que vale a pena ser fotografado ou um momento muito especial e simplesmente esquece a câmera. Sua lomo nunca pode ser esquecida.

2° Fotografe durante todo o tempo, em qualquer hora, seja dia ou noite.

Tudo merece uma olhada com mais atenção tudo ao seu redor tem um grande potencial pra gerar uma boa foto, abra seus olhos pro mundo em que você vive, não importa o momento ou lugar .

3° A lomografia não interfere na sua vida, ela é parte dela.

Nunca pensou em escrever sua história com imagens? Dos lugares onde você esteve, dos momentos que viveu, das pessoas que conheceu? Como diz o antigo ditado uma foto vale por mil palavras (ou até mais). Seu cotidiano pode dar em arte.

4° Fotografe sem olhar no visor

É o lance de uma foto espontânea, não precisa necessariamente ter sentido, estão valendo também as imagens abstratas, ou pegas de um ângulo diferente que nem você planejou. Aliás, enquadramento pra quê?

5° Aproxime-se o máximo que puder de seu objeto de desejo lomográfico.

Conheça melhor o que você vai fotografar, se aproxime, foque.

6° Não pense.

Não prenda-se a detalhes técnicos, quanto mais espontânea a foto melhor, deixe-a com um ar mais despojado, siga seus instintos, sinta quais são os bons momentos, não pense.

7° Seja rápido.

Momentos ideais acontecem em frações de segundo, não os perca, esteja sempre pronto pra dar um clique, uma foto boa depende disso.

8° Você não precisa saber antes o que fotografou

9° Nem depois...

Deixe uma surpresa pra depois, quando o filme for revelado, você vai se surpreender com o que pode sair por acaso. E se depois de revelada você ainda não souber o que fotografou? Dane-se ! O que vale é a intenção mesmo não é? Faça suas experiências, tenha suas surpresas, divirta-se.

10° Não Preocupe-se com as regras

Sem duvida a mais importante de todas, resume tudo que foi dito anteriormente, siga seus instintos, seus sentimentos pra tirar uma foto, a Lomografia não exige perfeição de você, exige emoção. Então, não prenda-se a nada, muito menos ás regras acima, e seja feliz.

Depois de ver e ler tudo isso, ainda acha que é desnessário todo essa trabalho pra usar filme, revelação e tudo o que a lomogr

afia exige? Como eu ja disse, é muito dificil reproduzir o que se vê em uma fotografia desse tipo com edição. Mas se você quiser tentar , eu tenho umas dicas pra quem é adepto do photoshop , uma ferramenta que ajuda a chegar perto dos efeitos lomográficos são os Actions, como o próprio nome diz, são ações que são feitas por você ou podem ser baixadas , sequencias de efeitos e filtros que ficam quardados e podem ser aplicados em várias fotos diversas vezes.


Fiz alguns testes com os actions que tenho aqui e foi esse o resultado.
Eu usei actions que tenho aqui a muito tempo, por isso não lembro de onde baixei, mas posso disponibilizar o link pra download da maioria deles. Clique aqui aqui aqui aqui aqui aqui e aqui pra baixar os actions
Descompacte as pastas (se precisar) e salve os arquivos em Meu computador> Disco Locas C: > Adobe > Photoshop> Presets> Actions (ou photoshop actions).
Quando abrir seu photoshop, abra a janelinha da ferramenta "actions" , clique na flechinha, vão aparecer todos os actions que você tem , selecione o que desejar e aperte o botão "play", o action escolhido vai ser reproduzido na sua foto.

Espero que o post tenha ajudado a esclarecer um pouco mais sobre o que é a Lomografia, eu fiquei encantada quando a descobri, espero que vocês também fiquem !

3 comentários:

  1. liiiiiiiiiiiiinda,
    amei *-*
    serio. eu sempre tive vontade de comprar uma maquina dessa e nao sabia que era barato assim :B serio, amei.
    quem sabe eu nao realizo meu sonho e compro uma? :B
    haha. beeijos amor, parabens *-*

    ResponderExcluir
  2. não sabia q vc tinha feito um blog e... viva o twitter \o/
    Nossa, eu sou APAIXONADA por fotografia, eu consigo ficar muito mas muito tempo meeeeesmo só olhando pra uma foto bem feita e eu adoro ler sobre isso então eu amei *-*
    Parabééns, tá muito lindo! ;)

    beeeeeijos

    ResponderExcluir
  3. gostei mesmo disso! Ja tinha visto como fazer esse bang ai de longa exposição numa máquina digital mesmo, só que elas só ficam tão legal quanto da lomografia se tiverem 500 mil pixels..
    ja tentei fazer um monte de coisa e nunca deu certo, de todas, a mais legal, foi uma que eu consegui tirar dos carros da paulista com longa exposição, ficou tipo aqueles fiozinhos coloridos, sabe?

    o bang da longa exposição é como se o diafragma da camera fosse se fechando bem lentamente, tirando várias "fotinhos" e quando a lente, de fato, fechar, unir todas as "fotinhos" numa só. Pelo menos eu entendo assim.
    Mas bem interessante, curti mesmo =) próximo post fala sobre o SLAYER
    HAHUAHAHAHUAH brincadeira pokemon

    beijo beijo psyduck!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...