quinta-feira, 23 de setembro de 2010

FLASHES










Faz muito tempo que eu não posto, então vim fazer uma postagem rápida. Muitas pessoas pediram no meu formspring, na escola, no MSN e etc algumas dicas para tirar boas fotos. Vou enumerar alguns passos pra vocês. Lembrando que só estou fazendo esse post por que muitas pessoas me pediram, se você não gosta das minhas
fotos, ou acha que elas são ruins em algum aspecto, ai é uma opinião sua, nem precisa ler o resto se acha que não vai te ajudar. Mas quem acha que essas dicas podem ser úteis de alguma forma, aproveitem. :D

1 – SEJA CRIATIVO(a) Sem dúvida é o mais importante, você tem que pensar no lugar, na roupa, na maquiagem, no cabelo, em tudo. Claro que existem aquelas fotos lindas que são tiradas em momentos únicos e sem planejamento nenhum, mas elas são raras. O modo mais confiável pra tirar uma boa foto é planejar as coisas que eu citei antes. Pense no lugar, no tema da foto, nas cores, não exagere com elementos demais, nem deixe sua foto sem graça com elementos de menos. Tente pensar em coisas diferentes, poses e lugares diferentes. Fotografia antes de tudo é arte, deixe suas idéias fluírem. Use suas próprias idéias pra sair um pouco do senso comum.

2 – Inspiração
É mais do que necessário ver fotos bonitas, pra poder tirar fotos bonitas. Não precisa copiar totalmente uma foto que você viu por ai, isso é ter falta do que eu citei no tópico acima. Alguns sites que me inspiram são: o WeHeartIt (http://weheartit.com/) eu tenho um perfil lá, quem quiser me seguir, clique aqui. Tumblr: se você criar uma conta, pode seguir pessoas que postam todo tipo de foto, uma mais linda do que a outra, só precisa saber quem seguir, o meu é esse aqui http://naandreo.tumblr.com/ LookBook.nu: me influencia muito tanto na questão fotográfica quanto na questão moda, pra quem gosta é um prato cheio. http://lookbook.nu/ . As chamadas fotos ‘fakes’ que se vê por todo Orkut também podem gerar bastante idéias, de uma olhada em algumas doações, ache fotos que você goste e procure algum elemento nessas fotos que possa melhorar as suas.

3 – Cenário
Não tire a foto em qualquer lugar, no seu quarto bagunçado ou com aquela parede mal rebocada de fundo. Claro que você pode fazer uma foto que tenha um ‘tema’ como essa, onde o tema é justamente a bagunça do quarto.
Mas o lugar onde você vai tirar a foto tem que ser pensado: um fundo legal pode fazer toda a diferença na foto, procure paredes coloridas ou desenhadas, paredes brancas, fundos a ceu aberto como jardins, praças, praia, a visão da cidade e essas coisas. Se no fundo tiver algo inusitado também fica muito legal.





4 - Saber Escolher. Para que você tire algumas fotos boas, você tem que tirar muitas fotos, tem que fazer várias tentativas, se você tirar umas 30 fotos em um dia, provavelmente você só conseguirá ter 5 fotos realmente bonitas. Por isso é preciso saber quais fotos você vai usar e levar pra edição, e quais fotos você vai descartar. Muitas vezes você vê a miniatura da foto pelo visor da câmera e acha que a foto ficou muito boa, mas na hora de abri-la no computador você percebe que não é bem assim. Não apague as fotos direto na câmera, selecione as melhores e apague as piores no computador, por que o visor da câmera engana bastante. No computador você pode ver a foto no tamanho original e perceber os detalhes como luz, nitidez, e cor bem melhor. Não use qualquer foto, use os melhores resultados das suas tentativas.


5 - Luz e Sombra : São aspectos que tem que ser pensados, use a luz ao seu favor. Quando for tirar uma foto, tire a favor do sol (você a favor do sol, a câmera contra) para que ela fique bem iluminada e todos os detalhes possam ser percebidos. Mas tome cuidado pra não acabar deixando a sombra da câmera no seu rosto, quando for tentar tirar uma foto de si mesmo a favor do sol. Ficar exatamente onde o raio de sol está incidindo também não é muito legal, ter o sol direto no seu rosto pode fazer você não conseguir manter os olhos muito abertos, e as cavidades do seu rosto, como a ocular, podem ficar sombreadas demais e não serem vistas nas fotos. Usando a câmera a favor do sol, e o objeto ou pessoa contra a luz, pode ser criado um jogo de luz e sombra muito interessante, que na minha opinião, fica muito bonito quando usado no por do sol, como nessas fotos. Mas o objeto ou pessoa ficam sombreados e isso dificulta a percepção dos detalhes.
6 - Edição
Eu acho a edição uma parte muito importante da foto, lembre-se de só levar pra essa etapa as fotos com boa nitidez (que não estejam embaçadas e tremidas) e com boa luz (a foto não pode ser muito escura, nem clara demais a ponto de os detalhes não serem percebidos). Com a edição, você pode mudar as cores de uma foto, colocar efeitos lindos, tornar a sua foto mais lúdica, arrumar uma espinha aqui, uma manchinha ali, e muuuuuitas outras coisas. Você pode usar vários tipos de programas como o Photoshop, e PhotoFiltre Studio , Photoscape entre outros. Eu comecei a editar minhas fotos usando o PhotoFiltre Studio que não é um programa tão simples de usar, e atualmente eu uso o Photoshop Cs4 que dá muito mais possibilidades pra edição do que os outros programas que eu citei. Nunca usei o Photoscape , mas ele é um programa com efeitos prontos, bem prático pra quem não tem experiência com edição. Para quem tem vontade de aprender a usar o Photoshop, eu indico essa comunidade no orkut, onde eu aprendi praticamente tudo o que eu sei de edição, lá ensina a baixar, ativar e traduzir, e eles tem uma outra comunidade só pra tutoriais nas cmm relacionadas.

7 - Todos os Lugares.
Se for possivel, leve sua câmera pra onde você for, nunca se sabe quando estaremos no lugar perfeito pra uma foto, assim você pode registrar grandes e pequenos momentos. Pode ter a chance de tirar uma foto em um cenário lindo, e pegar exatamente aquele horário do dia em que a luz vai deixar sua foto perfeita.

8 - Objetos.
Você pode chamar atenção na sua foto para um objeto,que você esteja usando, ou que esteja perto de você no ambiente ou, sua roupa ou até mesmo o esmalte que você esta usando, esse objeto pode servir como algo a mais para a foto, pode ser uma flor, um colar, ou um brinco. A sua roupa ou seus acessórios na hora podem dar um ar totalmente diferente na foto.

9 - Maquiagem
Usar uma maquiagem mais carregada, ou mais colorida e extravagante pode fazer a diferença, é uma das coisas que compõe seu visual e consequentemente a foto. É um ponto que você pode destacar na foto.

10 - Flash
o Flash é um recurso complicado de ser usado, muitas vezes ele estraga a foto, deixa as pessoas com os olhos vermelhos, e mesmo existindo correção pra isso nos programas de edição, não fica a mesma coisa. As vezes ele deixa tudo brilhante demais e com muito contraste. É dificil saber em que momento ele vai ser útil. Claro que tem momentos onde não temos outra escolha, mas sempre prefira tirar fotos de dia, quando você não precisa usar esse complicado recurso.

Espero que tenham gostado, são algumas dicas bem simples e eu realmente desejo que elas sejam utéis pra vocês. Preparei um post ensinando a fazer a sombra de oncinha que muitas pessoas gostaram e me pediram pra ensinar, se eu conseguir upar o video no youtube eu posto o mais breve possivel !

6 comentários:

  1. Muito bom, faço curso de fotografia e lendo seu post percebi muitas coisas que preciso dar mais atenção na hora de fotografar.
    Obrigada pelas dicas e parabéns pelo blog.
    bjs *-*

    ResponderExcluir
  2. Oi, você é demais... sou sua fã!

    ResponderExcluir
  3. gostei muito desse post, deu pra tirar algumas duvidas e tals. e sendo sincera, suas fotos sao muito doas *-*

    ResponderExcluir
  4. sempre elogiei suas fotos hein, na. e hoje mesmo confesso que estava olhando no seu orkut e amando :)
    haha adorei as dicas
    continue, o blog ta lindão, simples e moderno, loveit.

    bjs:*
    Giu
    http://nadaqueacontece.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. As fots só ficam bonitas com vc mesmo, não tem jeito

    ResponderExcluir
  6. aaaain amei seu blog mew '-' , tento deixar o meu assim mas não consigo :/ como você faz ? :3 POSKAPOSKAPOSKAPO

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...